Estimulação Medicamentosa Cerebral e Perfil Genético Neurofarmacológico

Teste de perfil genético neurofarmacológico (farmacogenético)

O teste farmacogenético é um exame que analisa o perfil genético de uma pessoa para avaliar como o seu corpo metaboliza e responde a medicamentos. Ele busca identificar variações genéticas que podem afetar a eficácia de um medicamento ou aumentar o risco de efeitos colaterais. Com base nos resultados do teste, se pode personalizar o tratamento, medicamentoso  escolhendo os mais adequados às características genéticas do paciente, tornando o tratamento mais eficaz e seguro.

Dados como idade, peso, história clínica e familiar, experiência profissional, análises bioquímicos continuam importante para a decisão em relação a escolha do tratamento farmacológico, entretanto, o teste genético neurofarmacológico , otimiza ainda mais o resultado pois indica a probabilidade de resposta positiva ou negativa em função do perfil genético do paciente, pois fatores genéticos controlam a ativação, degradação e distribuição dos fármacos no nosso organismo. O teste genético neurofarmacológico é realizado através de uma amostra de saliva.

A Clínica Higashi pode solicitar exame de teste genético neurofarmacológico para análise de medicações neuropsiquiatricas, este exame genético  permite através da análise de DNA identificar a medicação mais adequada para cada paciente de forma personalizada. Em resumo, o teste farmacogenético ajuda a otimizar a prescrição de medicamentos, levando em consideração a genética individual do paciente

perfil genético neurofarmacológico (farmacogenético)

Teste de saliva para perfil genético neurofarmacológico (farmacogenético)

Algumas das principais indicações para o teste farmacogenético :

  • Pacientes que apresentam dificuldade de tolerar doses mínimas;
  • Pacientes que fazem o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo (polifarmácia);
  • Pacientes que relatam efeitos colaterais de forma frequente;
  • Pacientes com múltiplas falhas de tratamento mesmo após utilização de altas doses.
  • Pacientes esgotados com a abordagem de tentativa e erro;
  • Pacientes iniciando ou em tratamento medicamentoso que desejam a personalização do tratamento.

Mais informações sobre teste neurofarmacológico (farmacogenético) entre contato com a Clínica Higashi: tel: ( 21) 34398999 (Rio de Janeiro) ou 43-33238744 (Londrina)