• Newsletter Receba nossos informativos
  • Procurar:

Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva ( EMTr)

O que é Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)

A Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT) é um procedimento médico, que utiliza estímulos elétricos e magnéticos excitatórios ou inibitórios para reestabelecer o funcionamento cerebral. Estimulação Magnética Transcraniana tem sido utilizada no tratamento da depressão, alucinação auditiva (ex: esquizofrenia), zumbido crônico, dor crônica, recuperação do acidente vascular cerebral e atualmente vem sendo amplamente estudada em diversas outras doenças, tais como: ansiedade, transtorno bipolar, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno e  deficit da atenção com ou sem hiperatividade, transtorno do stress pós-traumático (TSPT), tiques, síndrome de Tourette, epilepsia, espasticidade da esclerose múltipla, doença de Parkinson, distonia entre outras.

Veja reportagem abaixo sobre Estimulação Magnética Transcraniana

>

O primeiro equipamento de Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva ( EMT) semelhante ao que é utilizado hoje surgiu em 1975 na Grã-Bretanha.  Em 1985, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) foi desenvolvido para uso científico no Reino Unido por Dr. Anthony Baker.

Em 1992, a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) começou a ser aplicada para tratamento da depressão.A técnica médica foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos EUA, em 2008. No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o uso do aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana em março de 2006.

No Brasil, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), já possue desde 2001 um setor específico para Tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva a qual foicoordenado por Dr. Antonio Marcolin, médico precursor do uso da Estimulação Magnética Transcraniana no Brasil e atualmente por Dr. André Brunoni.

No Rio de Janeiro, em 2006, Dr. Rafael Higashi , médico neurologista, foi o primeiro a utilizar Estimulação Magnética Trasncraniana (EMT) no departamento de Neurologia do Hospital Naval Marcílio Dias, centro médico referência em neurologia na marinha, para tratamento da depressão, dor crônica, reabilitação do AVC e doença de Parkinson. Também de maneira inovadora Dr. Higashi junto com o medportal , maior plataforma de educação médica do Brasil, foram pioneiros na america latina em promover educação médica continuada sobre Neuromodulação Cerebral Não Invasiva com Estimulação Magnética Transcraniana.

Clique aqui e veja o cronograma do curso sobre EMTr na maior plataforma de educação médica da america latina

Em 2007, Dr. Rafael Higashi ( foto abaixo) iníciou na Clínica Higashi o primeiro serviço privado a oferecer tratamento ambulatorial com Estimulação Magnética Transcraniana no Rio de Janeiro, por isso tornou referência no Rio de Janeiro e hoje também em Londrina.

 

 

Em 2012 a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT) foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como tratamento médico eficaz.

Pela experiência a Clínica Higashi tornou-se referência no Rio de Janeiro e Londrina em tratamento com Estimulação Cerebral Não Invasiva possui equipe treinada em Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva, estrutura especializada completa e o total de 3 aparelhos de Estimulação Magnética Transcraniana , para emergência também possuimos equipamento moderno de Desfibrilador Automático Externo e Bolsa-Válvula-Máscara / insuflador manual para suporte básico de vida. 

 

Características do tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva ou EMTr:

 

Informações sobre tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana Repetiva:

Como funciona o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva ?

 

Antes de iniciar o tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), o paciente é devidamente avaliado pelo médico. O número de aplicações não é padronizado, cadas caso deve ser avaliado individualmente. Há um certo consenso de que não deve ser previamente fixado, pois depende de vários fatores como: diagnóstico, gravidade, refratariedade e cronicidade.

Após a consulta especializada em neurologia e Estimulação Magnética Trasncranina (EMT) que tem duração média de 1hora e meia, é traçado um plano de tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana, ou seja, área cerebral a ser estimulada, a intensidade do estímulo, duração de cada sessão e frequência (inibitória x excitátoria), por exemplo o efeito da Estimulação Magnética Transcranina no cérebro, depende do ajuste da frequência do aparelho, frequências acima de 1 Hz são excitatórias e podem ser utilizadas por exemplo para depressão, já frequencias abaixo de 1 Hz são inibitórias e podem ser usadas na ansiedade.

A maioria dos pacientes requerem entre 10 a 20 sessões. Após estas sessões iniciais as sessãos de Estimulação Magnética Transcraniana podem ser espaçadas gradativamente e ser realizado o tratamento de manutenção (por ex: semanal, quinzenal, mensal, bimestral, conforme a avaliação e indicação).

Cada sessão de Estimulação Magnética Transcraniana tem duração média aproximada de 30 minutos. O local de aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é realizado em uma sala especial na própria Clínica Higashi.

 

É necessário parar a medicação alopática para iniciar a EMTr ?

Não é necessário, mas devido a possibilidade de efeitos colaterais com a medicação farmacológica convencional, a medida que o paciente vai obtendo melhora, a medicação pode ser diminuída de acordo com a avaliação médica, cada caso é um caso, analisado individualmente. A Estimulação Magnética Transcraniana é uma tecnologia na medicina que pode complementar ou até substituir a medicação( ex: medicação antidepressiva)  quando esta não faz efeito ou tem muitos efeitos colaterais indesejados como diminuição do libido, perda de memória, aumento de peso, tremor , insônia e etc.

 

Como é feito o tratamento de Estimulação Magnética Transcranina ?

Após consulta especializada com o médico que tem conhecimento em Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva, é traçado o protocolo mais adequado ao perfil patológico do paciente. Os pacientes utilizam uma touca devidamente identificada e de uso único e exclusivo, sob o couro cabeludo, onde o médico irá medir e marcar o limiar motor (LM) do paciente, que é intensidade do campo magnético necessária para produzir movimentos motores em cada indivíduo. É produzido um som de clique durante a medição (semelhante ao que ocorre em uma ressonância magnética), Esse pulso irá determinar a intensidade correta que será ajustado a intensidade do estímulo da Estimulação Magnética Transcraniana sobre a a área desejada ao estímulo. Está intensidade varia de paciente para paciente. Durante as sessões é  proibido o uso de celulares, relógios e demais objetos eletrônicos durante o procedimento. Também durante este teste é determinado a localização do alvo da Estimulação através de um estudo de estímulo que realizado antes da primeira sessão de Estimulação Magnética Transcraniana.

 

Quem administra a sessão de Estimulação Magnética Transcraniana ?

As sessões de EMTr são prescritas pelo médico, podem ser administradas pelo médico ou por profissionais da área de saúde como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas devidamente treinados e sempre sob supervisão médica.

 

Quanto tempo de duração tem cada sessão de Estimulação Magnética Transcraniana ?

Cada sessão dura em torno de 30 minutos, podendo variar para mais ou para menos e o tratamento  pode durar  entre 3 a 6 semanas, normalmente é necessário pelo menos 3 sessões semanais para que se obtenha resposta desejada, mas cada caso deve ser avaliado individualmente. OBS.: Não é necessário que o paciente se interne para realização das sessões.

 

Quais efeitos colaterais da Estimulação Magnética Transcraniana ?

As sessões são bem toleradas, e os efeitos são secundários e transitórios. O efeito colateral mais comum é a cefaléia leve, que é transitória e tende a diminuir no decorrer do tratamento. Pode ser utilizado analgésico para a dor de cabeça, há também risco de convulsão, porém este é extremamente baixo.OBS.: São seguidas diretrizes de segurança para minimizar os riscos de convulsão e a Clínica ou Consultório deve conter aparelhos para suporte básico de vida.

 

Quem não pode fazer Estimulação Magnética Transcraniana ?

Pacientes com qualquer tipo de metal não removível na cabeça como clips de aneurisma cerebral, estimuladores cerebrais implantados, implantes metálicos em  olhos e ouvidos, fragmentos de metralha ou de bala (perto da cabeça ), tatuagens faciais com material metálico ou tinta magnética sensível e pacientes em uso de marca passo cardíaco (contra indicação relativo)

 

Em quanto tempo começarei sentir a resposta com Estimulação Magnética Transcraniana ?

O início da resposta com Estimulação Magnética Transcraniana varia de pessoa para pessoa, alguns podem perceber a melhora logo no início, outras no final, porém a média é no meio do tratamento . Ao atingir a metade do tratamento normalmente a família  e os amigos são os primeiros a perceberem as mudanças.

 

A Estimulação Magnética Transcraniana causa insônia pois estímula meu cérebro?

Não, ao contrário . A EMTr faz liberar as ondas alfa e teta, e cria assim um relaxamento cerebral, diminuindo a ansiedade e melhorando o sono, porém quando uma pessoa já tem história de ansiedade a própria situação de um novo tratamento pode causar uma certa ansiedade que diminui com o tratamento.

 

A Estimulação Magnética Transcraniana penetra quantos centimetros dentro do meu cérebro?

A Estimulação Magnética Transcraniana pode penetrar entre 1 a 2 cm do cortex cerebral, mas como o tecido cerebral não possui fibras sensitivas, o procedimento é indolor.

Localização

  • Rio de Janeiro - RJ
  • Londrina - PR
  • Rio de Janeiro:
    (21) 3439-8999
    (21) 9820-84972

    Rua Real Grandeza, 108, sala 226, Real Medical Center
    CEP: 22281-034 Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

  • Londrina:
    (43) 3323-8744
    (43) 9930-0185

    Rua Senador Souza Naves, 626
    CEP: 86010-160 Centro - Londrina - PR