• Newsletter Receba nossos informativos
  • Procurar:

Estimulação Magnética Transcraniana Profunda Não Invasiva

O que é Estimulação Magnética Transcraniana Profunda Não Invasiva ?

Estimulação Magnética Profunda é uma nova era no tratamento das doenças que afetam o cérebro como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno do estresse pós-traumático, doença de Parkinson e Dor Crônica oferecendo uma alternativa segura, eficaz, bem tolerado para os tipos de terapias tradicionais.  

Pacientes podem obter melhora significativa em um tempo relativamente curto, sem interrupções significativas à sua rotina diária, e sem sofrer efeitos colaterais sistêmicos. Com uma  bobina diferenciada em duplo cone ou em forma de capacete,  consegue-se  produzir campos eletromagnéticos que podem induzir excitação não-invasivas ou inibição de praticamente qualquer estrutura cerebral, em qualquer região profunda ou cortical. Assim, uma ampla gama de distúrbios cerebrais potencialmente podem ser tratados com esta técnica. A princípio, qualquer doença do cérebro relacionada com a atividade patológica de um local específico do cérebro podem ser tratadas por estimulação transcraniana magnética repetida aproveitando a plasticidade cerebral.

Bobina em duplo cone da Estimulação Magnética Transcraniana Profunda (EMTP):

 

A Estimulação Magnética Transcraniana Profunda apresenta a vantagem em relação as técnicas neurocirúrgicas de estimulação profunda por não ser invasiva, por isso, não necessita de anestesia, e não induz crises convulsivas, praticamente isenta de efeitos colaterais, sendo bem tolerada pelos pacientes. Algumas pessoas podem ter dor de cabeça e vermelhidão no local da aplicação, mas estas melhoram espontaneamente ou com uso de analgésicos comuns.

O estudo das técnicas de estimulação magnética transcraniana profunda ou superficial é importante para ajudar em soluções tecnológicas avançadas para o tratamento de uma variedade de distúrbios cerebrais. Inicia-se assim, uma evolução  no tratamento de transtornos cerebrais, através da terapia eletromagnética.

A Estimulação Magnética Transcraniana Profunda já foi aprovada nos Estados Unidos pelo FDA  para o tratamento de episódios depressivos em pacientes adultos que sofrem de Transtorno Depressivo Maior, a qual não conseguiram alcançar a melhoria satisfatória no tratamento prévio com medicação antidepressiva. 

EMT x Antidepressivos.png

No Brasil, a Estimulação Magnética Transcraniana Profunda recebeu aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para o tratamento de seis distúrbios cerebrais, incluindo depressão, transtorno bipolar (psicose maníaco-depressiva), esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), doença de Parkinson e dor crônica, lembrando que a técnica de Estimulação Magnética Transcraniana superficial já é aprovada pela ANVISA no Brasil desde 2006, a diferença entre a Estimulação Magnética Transcraniana Profunda e a Estimulação Magnética Transcraniana Superficial esta no fato, que esta, estimula estruturas corticais, ou seja, 2 cm de profundidade, já a Estimulação Magnética Transcraniana profunda estimula áreas subcorticais, ou seja, até 8 cm de profundidade da calota craniana.

EMT x ETC.png

A Estimulação Magnética Transcraniana Profunda foi recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica internacional, com 60 ensaios clínicos realizados nas principais instituições de todo o mundo. Mais informações sobre Estimulação Magnética Transcraniana Profunda tel (21) 34398999 ou (21) 982084972 (Cínica Higashi Rio de Janeiro) e (43) 33238744 ou (43) 99438745 ( Clínica Higashi Londrina).

Localização

  • Rio de Janeiro - RJ
  • Londrina - PR
  • Rio de Janeiro:
    (21) 3439-8999
    (21) 9820-84972

    Rua Real Grandeza, 108, sala 226, Real Medical Center
    CEP: 22281-034 Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

  • Londrina:
    (43) 3323-8744
    (43) 9930-0185

    Rua Senador Souza Naves, 626
    CEP: 86010-160 Centro - Londrina - PR